NOVOS CONSÓRCIOS

Quem garante o seu consórcio

RS Consórcios – Realizando Soluções em parceria com as maiores administradoras de consórcio do Brasil, que juntas são sinônimo de solidez e credibilidade em administração de grupos de consórcio, somando mais de 50 anos de experiência no mercado.

Trabalhamos com grupos de consórcios para Automóveis, Motos, Caminhões, Máquinas e principalmente Imóveis.

Contemplações: Formas de contemplação.

São nas assembléias que os consorciados são contemplados, por meio de sorteios ou lances. Para participar da assembléia, você deverá ter pago sua mensalidade até a data do vencimento. O pagamento após o vencimento, mesmo que seja antes do dia da assembléia, impossibilita o consorciado de ser contemplado ou até mesmo de concorrer. É preciso estar com a mensalidade em dia para participar das assembléias.

Contemplações: Como funciona a contemplação por lance

A contemplação por lance será realizada conforme característica de cada grupo, aprovada na assembléia de constituição do grupo. O valor da oferta, somado ao saldo de caixa, possibilitará ou não a entrega do bem, conforme disposto em contrato. O percentual de lance é ofertado pelo CONSORCIADO, observadas as condições que seguem:

a) mediante oferta de um percentual do valor do bem, que será pago pelo consorciado em moeda corrente nacional, quitando as parcelas na ordem inversa de vencimento.

b) mediante oferta de um percentual do valor do bem, pago através da utilização de parte do valor do crédito (QUANDO HOUVER), quitando-se as parcelas sempre na ordem inversa de vencimento.

A possibilidade da oferta de que trata o item “b” , somente ocorrerá quando os consorciados a aprovarem na assembléia de constituição do grupo. Caso o lance vencedor não seja pago no prazo de até 3 (três) dias úteis da data da contemplação, será contemplado o lance de valor mais próximo do vencedor, prevalecendo disposto em contrato. (conforme a administradora).

Veja o que fazer quando você for contemplado

1. Consórcio de Automóveis, Motos e Caminhões.

Após a sua contemplação por sorteio ou lance, você deverá providenciar imediatamente o seu cadastro, bem como as garantias adicionais necessárias, a assinatura do Contrato de Alienação Fiduciária, Nota Promissória e apresentação de avalista(s). Quanto antes você providenciar a documentação, mais rápida será a análise do seu crédito.

2. Consórcio de Imóveis.

Após a sua contemplação por sorteio ou lance, assim que identificar o imóvel a ser adquirido, deverá encaminhar para o departamento responsável, cópia do carnê de IPTU e matrícula atualizada, para que seja providenciado o laudo de avaliação. Estando o laudo aprovado, receberá a relação de documentos necessários ao processo, os quais comprovem ser um imóvel livre de ônus. Esta relação de documentos varia de acordo com as características do imóvel a ser adquirido e do vendedor (pessoa física ou jurídica), motivo pelo qual não é encaminhada com antecedência. Com a avaliação e a aprovação da documentação, o crédito será liberado para pagamento, na assinatura da escritura, com pacto de garantia em favor da administradora.

Agilidade para a aquisição do seu bem.

Existe um prazo para a contemplação?

A contemplação de cada consorciado dependerá da seleção de sua cota nas assembléias mensais, que poderá ocorrer desde a primeira assembléia até a última. A realização dos sorteios ocorre igualmente entre todos os participantes do grupo. A contemplação poderá ocorrer desde a primeira assembléia até a última.

Quitação gera contemplação?

A quitação não gera contemplação automática, pois ela ocorrerá exclusivamente por sorteio ou lance. Caso você queira quitar a sua cota poderá ofertar um lance máximo com possibilidade de contemplação e quitação da cota, mas ainda há casos onde algumas administradoras têm lance máximo limitado.

Cancelamento / Desistência do Consórcio

O cancelamento ou a desistência do consórcio, somente é permitido para cotas/consorciados não contemplados.

Poderá ser cancelado/excluído do grupo pela administradora, o consorciado que atrasar o pagamento de três prestações, consecutivas ou não.

Os valores pagos pelo consorciado serão restituídos ao final das operações do grupo.

Dicas importantes para sua compra segura

• Leia atentamente as cláusulas do contrato e peça todos os esclarecimentos que julgar necessário;
• Certifique-se quanto ao bem ou serviço indicado no seu contrato, o prazo de duração do grupo, percentual de contribuições mensais, despesas que serão cobradas, tipos de seguro que serão exigidas, garantias que deverão ser fornecidas quando você for contemplado;
• Observe como será a forma de contemplação, prazo para a utilização do seu crédito contemplado e se há possibilidade de optar por bem ou serviço diferente do indicado no seu plano antes da contemplação;
• Verifique se o bem ou serviço é de maior ou menor valor que o original, a forma de antecipação de pagamento de prestações etc.
• Verifique se o que foi prometido em propaganda, por exemplo – consta em seu contrato;
• Desconsidere as promessas verbais: todos os direitos e obrigações do consórcio estão estabelecidos no seu contrato;
• Entre em contato com a RS Consórcios – Realizando Soluções, caso você deseje informações adicionais sobre o funcionamento do grupo ou esclarecimentos sobre cláusulas contratuais.

Moro fora do país, posso ter um consórcio?

Sem dúvidas, aqui você pode! Na compra da cota você deverá informar um endereço de correspondência no Brasil e nomear um representante legal para representá-lo, quando necessário, perante o consórcio, sendo que o acompanhamento do plano poderá ser feito através do site da administradora.

Preciso dar entrada para começar a participar do consórcio?

Algumas administradoras trabalham com percentuais de 1% a 2% como forma de adesão, na RS Consórcios NÃO trabalhamos com taxa de adesão e taxa de fundo de reserva. Nosso cliente investe apenas o valor da parcela correspondente ao mês da assinatura do contrato de admissão ao grupo onde será acolada sua cota ou cotas, sem cobrança de valores adicionais.

O que preciso apresentar para adquirir um consórcio?

Para aquisição do consórcio, você deverá apresentar documentos pessoais (CPF e RG) e endereço para recebimento de correspondências. Havendo interesse na aquisição do plano você pode agendar via internet uma visita de um consultor de vendas. Se você não teve a sua dúvida respondida nesta seção, entre em contato com o nossa canal de relacionamento e teremos um imenso prazer em ajudá-lo sempre apontando soluções para uma vida melhor!

NOVA LEI DO CONSÓRCIO PASSARÁ A VALER SOMENTE PARA GRUPOS CONSTITUÍDOS A PARTIR DE 06 DE FEVEREIRO DE 2009 

A Lei 11.795/08, que passou a regular o Sistema de Consórcio, traz novidades para o setor, mas somente para grupos iniciados após o dia 06 de fevereiro de 2009, data em que a Lei entrou em vigor.

CLIENTES DESISTENTES:

Continuam concorrendo nas assembléias mensais, juntamente com os demais participantes ativos e em iguais condições, na categoria de sorteio. Quando contemplado, receberá os valores pagos referente ao fundo comum, reajustados pela variação do preço do bem e com o redutor do cancelamento.

NOVOS PRODUTOS:

Já podem ser constituídos grupos para aquisição de serviços de saúde, educação, turismo e informática, entre outros, sem variação de segmento dentro de um mesmo grupo e desde que a Administradora atue no segmento de serviços. Na área de imóveis, o crédito pode ser utilizado para empreendimentos imobiliários, ou seja, para adquirir imóveis ainda na planta.